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alimentos-funcionaisAlimentos Funcionais são aqueles que, além de produzir as funções básicas, apresentam um nutriente ou substância que tem papel metabólico ou fisiológico no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outros benefícios para o organismo.

Abaixo estão descritos alguns nutrientes ou substâncias com propriedades efetivamente funcionais:

* Betacaroteno
Ação no Organismo: Antioxidante que diminui o risco de câncer e de doenças cardiovasculares. Fontes Alimentares: Abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre, couve.

* Fibras
Ação no Organismo: Redução do risco ao câncer de intestino e dos níveis de colesterol sanguíneo. Fontes Alimentares: Frutas, legumes, verduras e cereais integrais.

* Flavonóides
Ação no Organismo: Antioxidantes que diminuem o risco de câncer e de doenças cardiovasculares. Fontes Alimentares: Suco natural de uva, vinho tinto.

* Isoflavonas
Ação no Organismo: Redução dos níveis de colesterol sangüíneo e do risco de doenças cardiovasculares. Fonte Alimentar: Soja.

* Ácido Graxo Ômega-3
Ação no Organismo: Redução dos níveis de colesterol sangüíneo e do risco de doenças cardiovasculares. Fontes Alimentares: Peixes, óleo de peixes.

Fica a Dica! Aproveitem!

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